O segundo ano da pandemia, 2021, se aproxima do fim. Em Contagem, a Secretaria de Saúde em função das mudanças impostas pela pandemia da Covid-19, direcionou seu planejamento para a reorganização dos trabalhos por meio da Diretoria de Atenção Básica, que buscou modos de ampliar o acesso dos usuários a rede SUS com uma maior cartela de serviços, inclusive com extensão dos horários de funcionamento das unidades de saúde.
Em ações diretamente voltadas para a população e seguindo as diretrizes da Política Nacional de Promoção à Saúde, foram realizados diversos eventos do calendário comemorativo da saúde, que mobilizaram gestores e profissionais para a ampliação do acesso dos usuários e usuárias aos equipamentos de saúde.
O Outubro Rosa, além de mobilizar todas as equipes de saúde do município, proporcionou o funcionamento do horário estendido, com atendimento referenciado em oito unidades básicas do território, visando alcançar o maior número de pessoas possíveis para as ações de prevenção e promoção à saúde das mulheres. Como resultado, foram atendidas mais de 800 mulheres, com a realização de mais de 400 exames de citologia para rastreamento do câncer de útero, além de mais de mil solicitações de exames de mamografia de rastreio para câncer de mama.
Ainda no mês de outubro, em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, foi realizada, entre os dias 18 e 22, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, em algumas Unidades Básicas de Saúde e nos restaurantes populares da cidade uma ação para avaliação antropométrica, orientação nutricional e entrega de material orientativo sobre o tema, resultando em 768 pessoas avaliadas.
No mês de novembro, além das ações estratégias do Novembro Azul, realizada em várias UBSs da cidade com foco no público masculino, a Diretoria de Atenção Básica promoveu oferta do planejamento familiar com a realização do Mutirão de Inserção do Dispositivo Intra Uterino - DIU em 48 mulheres. Ao mesmo tempo foi realizada a qualificação de 16 médicos da Atenção Básica, em uma iniciativa bem-sucedida e com retorno positivo para toda a rede.
Em comemoração ao Dezembro Vermelho, mês de combate ao HIV, foram ofertados testes rápidos em todas as Unidades Básicas de Saúde, com algumas também funcionando em horário estendido. Ao todo foram realizados mais de 1.300 testes realizados de HIV, sífilis, Hepatite B e C, garantindo tratamento para os casos positivos para sífilis e o referenciamento para os casos positivos de HIV e Hepatites.
Ainda no mês de dezembro, tivemos no Distrito Sanitário do Petrolândia, o “Comunidade Ativa”, que promoveu a integração da equipe de saúde do Sapucaias com a população. Além de atendimentos odontológicos, testes rápidos para infecções sexuais, coletas de citologia, inserção de DIU, vacinação, foram realizadas gincanas, recreação com crianças, corte de cabelo e dança.
Na UBS Laguna, no Distrito Ressaca, foi realizada a Ação Global para Acolhimento da População Haitiana, no último 18 de dezembro, com o cadastramento de famílias, ofertas de testes rápidos, exames citopatológicos, atendimentos médicos e de enfermagem, atualização do calendário vacinal e avaliação odontológica. Ao todo foram atendidas 212 pessoas.
O ano de 2021 se encerra com o sucesso da implementação do Carro da Vacina, utilizado para garantir a ampliação da cobertura vacinal da população contra a Covid-19. Presente em eventos municipais e também em feiras da cidade, o carro levou vacina para todas as oito regiões da cidade, alcançando em quatro dias quase 2.000 pessoas no total para doses de reforço, complementação de esquema vacinal e também primeiras doses.
A diretora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Contagem, Kacilda da Silva Assis destacou a importância das ações para além dos números de pessoas atendidas. “É inegável que o impacto dessas ações são muito mais do que números, representa mudanças positivas e avanços importantes para a assistência à população. Esperamos que no ano de 2022 mais ações e mudanças sejam consolidadas e efetivas.”
Capacitando servidores
No que diz respeito à gestão da rede SUS, com relação às estratégias de reorganização de processos trabalhados, destaca-se o Núcleo de Atenção ao Território. Composto por gestores técnicos, a diretoria buscou aproximar a gestão do nível central com os territórios distritais, por meio de visitas in loco. com a apresentação de diagnósticos de cada território, proporcionando alinhamentos estratégicos e fortalecimento da gestão local.
Por meio da modalidade EAD foram propostos cursos de requalificação para os profissionais da Atenção Primária. Foram elencados alguns temas urgentes e relevantes para serem trabalhados, como o de qualificação de pré-natal oferecido para mais de 200 profissionais da Atenção Primária e o curso de orientação dos profissionais e gestores sobre os indicadores do Previne Brasil por meio da plataforma on-line da Escola de Governo.